Falar em público

Para um político, ter medo de falar em público não será caso de vida ou morte, mas é muito impeditivo.

Tem medo de falar em público? Saiba que não é o único a padecer deste mal. Atrevo-me a dizer que, em Portugal, deve ser dos medos mais comuns.

Para um político ter medo de falar em público não será caso de vida ou morte, mas é muito impeditivo. Então, a questão que se coloca é: como resolver este problema?

Vamos-lhe dar cinco dicas que poderão dar uma ajuda.

 

  • Identifique a fonte

O receio de ser avaliado, de cometer um erro ou de não corresponder às expetativas, pode atrapalhar um bom desempenho numa apresentação pública.

Quando identificar rigorosamente a fonte desencandadora do seu medo de falar em público, já deu um passo muito importante para o derrotar.

 

  • Respire fundo

A respiração controlada é fundamental quando comunicar faz parte da nossa vida.

Fazer um exercício de respiração antes de começar a falar em público ajudará a relaxar o seu corpo e sua mente. Pode fazer isto em qualquer lugar, até mesmo nos bastidores. A respiração deve ser feita com a barriga e não com o peito – respiração abdominal e não torácica. É assim que fazemos ao nascer. Se reparar como respira um bebé ou uma criança vêem-no perfeitamente. Procure escutar a sua respiração sem ter pressa. Respire devagar até conseguir contar 6 segundos para inspirar e 6 segundos para expirar. Vai ver que ficará mais relaxado e confiante.

 

  • Empurre a parede

Esta técnica ficou conhecida por ser utilizada por Yul Brynner, estrela do musical “O rei e Eu”.

Posicione-se a 50 cm de uma parede, coloque as palmas das mãos sobre ela e empurre-a com força, contraindo os músculos abdominais. Quando expirar, contaria os músculos abaixo da caixa torácica como se estivesse a remar num barco contra a corrente. Depois de fazer este exercício, algumas vezes verá que se sentirá melhor para falar em público.

 

  • Pratique

Comece a praticar, primeiro com públicos que lhe sejam familiares e pequenos, depois vá evoluindo para públicos maiores e menos familiares. Em pouco tempo, falará em público como fala em casa para os seus familiares.

 

  • Filme e reveja

Filme-se ou peça a alguém para filmar o seu discurso. Depois veja o material e decida por onde deve começar para melhorar.

Se ainda não está como gostava de ficar, ou seja, um profissional para falar em público, está na hora de falar com quem sabe, fale connosco.

aspas

Falar bem é, antes de tudo, o conhecimento da linguagem e a sua aplicação adequada a determinado tipo de público.

aspas