Conceber a mensagem

Conceber a mensagem

A mensagem é a componente estratégica mais importante de uma campanha eleitoral. O que o candidato ou partido dizem, com ou sem argumentação, com ou sem imagem, são o coração da sua proposta eleitoral.

A mensagem constitui-se, então, como o elemento fundamental para os leitores definirem o seu voto.

A escolha dos temas e a posterior construção de mensagens atrativas deve respeitar três princípios fundamentais:

mensagem eleitoral

  • Devem estar em sintonia com a identidade do partido pelo qual o candidato se apresenta;
  • Devem ser concebidos sobre os pontos fortes do candidato, permitindo a sua potencialização;
  • Devem coincidir com os interesses dos eleitores.

Quando se selecionam os temas da uma campanha respeitando os princípios referenciados, a mensagem será diferenciada porque respeitará a matriz do partido ao qual pertence o candidato, irá ao encontro dos pontos fortes do candidato o que lhe garantirá legitimidade e credibilidade e, em última instância, será convincente e persuasiva por ir ao encontro do eleitorado.

Numa campanha eleitoral, a mensagem principal é como a ponta de uma flecha, é através dela que se pode atingir o eleitorado com eficácia.

Para que a mensagem principal seja eficaz deve respeitar os seguintes princípios na sua fundamentação:

  • Escolher argumentos simples e pouco complexos;
  • Recorrer a poucos argumentos, mas poderosos.

Importa ter presente que mais vale um argumento excelente e simples que dez argumentos bons e complexos.

No desenho do processo de comunicação de uma campanha eleitoral, deve ser dada toda a atenção à mensagem principal. Recorrendo, novamente, à metáfora da flecha – deve ser dada uma atenção especial à ponta da mesma.

A mensagem principal deve integrar um conceito primordial único, simples e compreensível que vá integrando, sucessivamente, conceitos e mensagens mais completos e complexos, mantendo a coerência entre si, respeitando a linha ideológica do partido e os pontos fortes do candidato.

A escolha da mensagem principal é a decisão mais importante que o candidato tem que tomar na definição da sua estratégia de campanha e na seleção do tipo de mensagem a veicular.

A mensagem principal deve condensar em uma única ideia a melhor vantagem comparativa que o candidato ofereça face à restante concorrência.

Por todas as razões a mensagem principal deve ter uma qualificação muito alta em todas as dimensões, deve portanto:

  • Promover os valores e metas a que o candidato se propõem;
  • Ser diferenciadora;
  • Projetar o ou os principais pontos fortes do candidato;
  • Plasmar as linhas ideológicas do partido que apoia o candidato;
  • Refletir as exigências essenciais do eleitorado;

A mensagem principal deve ser uma ideia poderosa que anda no coração e paira na cabeça dos eleitores. Quanto melhor o candidato e a sua equipa a descodificarem e comunicarem mais facilmente se atinge o sucesso eleitoral.

A mensagem principal, normalmente, dá origem ao slogan da campanha eleitoral que, por sua vez, se apoia em dois ou três temas centrais, suportados em argumentos e propostas complementares apoiadas no programa de governação apresentado pelo candidato.

slogan da campanha eleitoral

O slogan da campanha é a mensagem principal dita de maneira eufónica, com impacto e apresentada de uma maneira publicitária. Para que um slogan seja efetivo deve ser curto e poderoso e deve dizer o essencial com emoção.

O slogan não deve ser, simplesmente, uma frase atrativa, ou uma combinação de palavras de uso frequente em política. Um bom slogan pode ter resultados muito poderosos.

Quem é que não se lembra do famoso Barack Obama em 2008?

“Yes, we can!”

Em suma, o slogan deve ser ímpar, expressar a mensagem principal com clareza, força e emoção e instigar esperança no eleitorado.

Mãos à obra

  • 20/ Set_ 2016
PARTILHE
  1. Responder

    You’ve got to be kidding me-it’s so traenparsntly clear now!

Adicionar um comentário

Marketing Político
Marketing digital
Estudos de opinião e sondagens
Falar em público
Quero ser Presidente

Artigos relacionados

Conceber a mensagem

Conceber a mensagem

A mensagem é a componente estratégica mais importante de uma campanha eleitoral. O que o…