Comunicar o candidato

Comunicar o candidato

Numa campanha eleitoral, elaborar uma estratégia de comunicação e posteriormente segui-la e respeita-la é fundamental, assim o candidato não transmitirá a ideia que se anda “ao sabor da maré”.

O sucesso de uma comunicação eficaz do candidato passa por uma combinação entre comunicação paga e não paga, isto porque os dois modos de difusão são complementares.

A promoção da complementaridade dos dois modos de comunicar pode fazer-se de vários maneiras, vejamos alguns casos.

Na campanha do referendo sobre a regionalização, o Partido Popular recorreu a vários cartazes, entre os quais, um que colocava uma bandeira nacional rasgada em 8 partes e outros que falavam de corrupção e dívida vezes 8. O cartaz serviu como suporte a uma mensagem emotiva e as reações na comunicação social não se fizeram esperar resultando na massificação de uma mensagem, cujo objetivo nunca teria sido conseguido só pela capacidade do suporte em si.

A partir de 2004, o recurso ao email e ao SMS foi crescendo exponencialmente em Portugal e, atualmente, não há um único candidato autárquico que não os utilize. Embora a sua utilização se tenha massificado, a eficácia da mesma tem vindo a decrescer. Estes meios são muito poderosos se forem orientados por forma a veicularem a ideia de que são personalizados e, para isso, é necessário um trabalho profissional.

email e sms

A redação do direct-mail  passa por um discurso simples e o mais pessoal possível. O texto não deve ser longo nem ter uma mancha carregada, deve ter parágrafos pequenos e um tipo de letra não agressivo.

A aposta dos candidatos e partidos em mindblogging ou nos seus próprios blogues teve um crescimento exponencial dos últimos anos.

Os blogues tornaram-se uma fonte de notícia.

Um blogue deve ter um caráter descritivo e informativo, partilhando a opinião de diferentes eleitores independentes mas favoráveis à candidatura. E quanto maior notoriedade, visibilidade e credibilidade tiverem os seus participantes, melhor.

A partir das eleições legislativas de 2009, por força da eleição de Barack Obama em 2008, passou a ser moda orientar a comunicação politica em função das redes sociais.

eleição Barack Obama

A forma como decorreram as últimas eleições presidenciais, farão com que nas futuras eleições autárquicas qualquer candidato tenha que ter a sua campanha na rede. Há quem diga que candidato que não esteja na rede não é candidato, porém se somos o que colocamos na rede, temos que ter cuidado com os seus labirintos.

Curiosamente, Marcelo Rebelo de Sousa foi o único candidato que não teve página própria no Facebook.

Para ter sucesso na comunicação digital, o candidato necessita de uma equipa que conheça e tenha experiência a comunicar com as diferentes aplicações, (Facebook, Youtube, Twitter, Instagram, Flickr, WhatsApp…) mas, fundamentalmente, deve procurar conhecer as seguintes características dos eleitores para quem quer comunicar:

segmentar eleitores

  • Quem são os eleitores e como podemos agrupá-los ou segmentá-los;
  • O que pensam os eleitores sobre as temáticas a abordar;
  • O que querem os eleitores.

 

O sucesso comunicacional integrando Facebook, Twitter, YouTube e WhatsApp, permite um relacionamento especial com os eleitores. Neste tipo de comunicação que muitos apelidam de inbound marketing, o candidato deve saber conversar, gerar conteúdo, atrair, relacionar, envolver e inspirar o eleitor. O fundamental é saber gerar conteúdos relevantes para cativar e informar o eleitor. Este estilo de comunicação consiste em melhorar a mensagem e a forma de a comunicar e não em correr atrás do eleitor. Bons conteúdos e boa estratégia de inbound fazem o eleitor ter vontade de vir ter com as propostas do candidato.

A campanha de Barack Obama criou esta metodologia. O IPOM analisou a sua estratégia e método e desenvolveu uma aplicação que o poderá ajudar muito a este respeito. Consulte já o website www.ipom.pt

Mãos à obra

  • 2/ Dez_ 2016
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  1. Responder

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